PEIXES BETAS
Dicas e Curiosidades
O macho, além de maior que a fêmea, possui a calda mais arredondada e voltada para baixo, suas nadadeiras são mais longas e possuem um colorido mais forte.
Um peixe beta adulto mede de 5 a 7cm e vive em média aproximadamente 2 ou 3 anos.
Troque a água de seu aquário “pequeno” pelo menos duas vezes por semana, evitando assim o ataque de fungos causados pela rápida estagnação da água.
Se sua intenção é ter betas num aquário comunitário, coloque apenas as fêmeas e com espécies muito pacíficas, pois peixes um pouco mais agressivos poderiam machucá-los. Outra dica é não manter um volume de água muito grande, pois elas não aguentariam a pressão.
Uma sugestão decorativa e interessante seria colocar seu peixe beta em recipiente de vidro com plantas, como potes de conserva ou aquários redondos, já que o beta pouco exige em termos de manutenção e consegue viver sozinho.
Caso você tenha vários aquários de potes de conserva, separados por divisórias de papelão, retire-as algumas vezes ao dia para exercitar os peixes, mas tome cuidado para não levá-los à exaustão.
O peixe beta pode viver em águas paradas e com baixos teores de oxigênio justamente por ter o comportamento natural de subir à superficie para complementar sua respiração. Tudo isso é possível devido ao labirinto, uma região dorsal que possui câmaras branquiais muito pregueadas, que tem como função captar o oxigênio do ar, esse é um hábito necessário pois suas brânquias são pouco desenvolvidas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário