segunda-feira, 25 de junho de 2012

Gatos Domésticos


                                                          GATOS DOMÉSTICOS









           Classificação Científica
Reino: Animália
Filo: Chor data
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora             
Família: Felidae 
Gênero: Felis
Espécie: Catus
O Gato (felis catus) gato caseiro, gato urbano, gato domestico,é um animal da família dos felídeos,muito popular como animal de estimação.
Ocupando o topo da cadeia alimentar,é um predador natural de diversos animais,como roedores,pássaros,lagartixas e outros insetos.

    CARACTERISTÍCAS


   Os Gatos, geralmente, pesam entre 2,5 e 7 kg De acordo com pesquisas um gato domestico vive mais tempo
Por não sair na rua evita acidente e também por comer rações mais caras e também não come qualquer coisa que encontra na rua. O gato domestico alcança de 12 a 15 anos de vida e o gato de rua vive de 6 a 8 anos .                                                                                      
   Os gatos possuem 32 (trinta e dois) músculos na orelha o que lhes permite ter um tipo de audição direcional, movendo cada orelha independentemente da outra Assim,um gato pode mover o corpo em uma direção, enquanto move a orelha para o outro lado.


   A maioria dos gatos possui pavilhões auditivos orientados para cima. Diferentemente dos cães,gatos com orelhas dobradiças são extremamente raros. O método de conservação de energia dos gatos compreende dormir acima da média da maioria dos animais, sobretudo à medida que envelhecem. A duração do período de sono varia entre 12–16 horas, sendo de 13–14 horas o valor médio. Alguns espécimes, contudo, podem chegar a dormir 20 horas num período de 24 horas.
         
     O gato doméstico costuma dormir
        durante a maior parte do dia
       para conservar sua energia.
A  temperatura normal do corpo desses animais varia entre 38 e 39 °C. O animal é considerado febril quando tem a temperatura superior a 39,5 °C, e hipotérmico quando está abaixo de 37,5 °C. Comparativamente, os seres humanos têm temperatura normal em torno de 37 °C. A pulsação do coração desses pequenos mamíferos vai de 140 a 220 batidas por minuto e depende muito do estado de excitação do animal. Em repouso, a média da  frequência cardíaca fica entre 150 e 180 bpm.

                               Alimentação

Os gatos, como caçadores, alimentam-se de insetos, pequenas aves e roedores. Os gatos não-domesticados, abandonados e sem dono, ou gatos domesticados que se alimentem livremente, consomem entre 8 a 16 refeições por dia. Apesar disso, os animais adultos podem adaptar-se a apenas uma refeição por dia. Biologicamente, os gatos são classificados como animais carnívoros, tendo a sua  fisiologia orientada para a eficiência no processamento de carne, com consequente ausência de processos eficientes para a digestão de vegetais
    Os gatos não produzem a sua própria taurina(um acido orgânico essencial). Como essa substância está presente no tecido muscular dos animais, o gato precisa se alimentar de carne para sobreviver. Assim, os gatos apresentam dentição e aparelho digestivo especializado para processamento de carne. O intestino diminuiu de extensão ao longo da evolução para ficar apenas com os segmentos que melhor processam as protéinas e gorduras de origem animal.O aparelho digestivo limita seriamente a capacidade dos gatos dedigerir, metabolizar e absorver nutrientes de origem vegetal, bem como certos ácidos graxos.
             

                      Higiene

Os gatos são animais muito higiênicos, sendo que passam muitas horas por dia cuidando da limpeza de seus pelos. Para isso, utilizam a superfície áspera de suas línguas para remover partículas de pó e sujeira. Devido ao modo que tratam da sua higiene, lambendo-se e ingerindo muito pelos, os gatos eventualmente regurgitam esse material na forma de pequenas bolas contendo suco gástrico e material piloso.Outro aspecto característico da higiene desses felinos é o fato dele enterrar a sua urina e fezes, evitando assim que o cheiro denuncie sua presença a uma possível presa ou predador. Com isso, quando o gato é criado em locais sem a presença de solo exposto, há a necessidade de se manter uma caixa com areia sanitária à sua disposição, sendo que instintivamente ele irá utilizá-la para o descarte de seus resíduos fisiológicos. Alguns fabricantes disponibilizam areias perfumadas para eliminar o cheiro forte que suas fezes poderiam deixar em um ambiente fechado (casas e apartamentos).